quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Sistemas de Informação

O que é Informação?

“É a resultante do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação no conhecimento do sistema que a recebe.”

Informação não é um termo exclusivamente matemático. É, também, filosófico, por estar ligado à qualidade da realidade material a ser organizada e sua capacidade de organizar, de classificar em sistema, de criar.

O que são Sistemas de Informação? 

Um Sistema de Informação é um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações com a finalidade de dar suporte à tomada de decisão e ao controle da organização. Eles ajudam os trabalhadores e gerentes a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. (LAUDON; LAUDON, 2004).
A teoria geral de sistemas (também conhecida pela sigla, T.G.S.) surgiu com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig Von Bertalanff, publicados entre 1950 e 1968.
Os Sistemas de Informação realizam o processamento de dados que são inseridos em seu contexto e produzem uma saída útil para ser analisada pelo trabalhador ou gerente.

Qual é o motivo de utilizar os Sistemas da Informação (SI) nas organizações?

  • Auxílio na agregação de valor e aumento da qualidade dos produtos;
  • Maior eficácia nas operações porque os SI permitem mais controle sobre elas;
  • Melhor comunicação entre os funcionários que participam dos diferentes processos de fabricação inter-relacionados.
  • Maior produtividade coletiva;
  • Redução de custos desnecessários, operacionais e obsoletos;
  • Mais segurança e controle sobre o que é produzido; e
  • Administração mais poderosa e facilitada.

Dados, Informação e Conhecimento

Os DADOS são os registros soltos, aleatórios, sem quaisquer análise (Rezende, 2015). Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada que ainda não apresenta relevância. Eles representam um ou mais significados de um sistema que isoladamente não pode transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento (de Silva, 2007).
Exemplo: 25, 200.

A INFORMAÇÃO seria qualquer estruturação ou organização desses dados. Ela é um registro, em suporte físico ou intangível, disponível à assimilação crítica para produção de conhecimento (LE COADIC, 1996).
Exemplo: 25ºC, 200km/h

O CONHECIMENTO é a informação processada e transformada em experiência pelo indivíduo. O conhecimento é a capacidade que, o processamento da informação adicionado ao repertório individual, nos dá, de agir e prever o resultado dessa ação.
Aprendizagem seria, então, toda exposição a novas informações que, a partir dai, modificam o nosso comportamento e relacionamento com o meio ambiente que nos rodeie.
Se informação é dado trabalhado, então conhecimento é informação trabalhada (da Silva, 2007).
Exemplo: Temperatura mínima do dia: 25ºC, Velocidade máxima de um carro: 200km/h.

Gestão da Informação

Informação não é Conhecimento.

A informação (matéria-prima para o conhecimento) é um bem comum ao qual todo cidadão deve ter direito/acesso, levando à socialização da informação, das oportunidades e do poder (Rezende, 2014).

Dados e Informação

Ambos são o alicerce para uma construção do conhecimento. Sem dados e informações não é possível obter o conhecimento.

Gestão do Conhecimento

A Gestão de Conhecimento (GC) tem a responsabilidade de criar, capturar, armazenar, disseminar, usar e proteger.
O objetivo principal é organizar, de forma estratégica, os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são favoráveis à organização e estão associados ao sucesso do negócio.

Conhecimento Tácito x Explícito

Pensando no ambiente organizacional, podemos dizer que o conhecimento é representado por processos, modelos, informações úteis ou por um conjunto de regras, ou seja, é um conjunto de determinadas informações que levarão o indivíduo a tomar decisões, resolver problemas ou criar coisas novas, etc.

Conhecimento Tácito

  • Conhecimento pessoal oriundo da experiência;
  • Envolvimento de fatores intocáveis, crenças e valores; e
  • Intuições, emoções e habilidades

Conhecimento Explícito

  • Linguagem formal, facilmente transmitida e sistematizada;
  • Expressões matemática e Afirmações gramaticais; e
  • Palavras, números, formas e princípios. 

Evolução tecnológica

Existem empresas que usam a Tecnologia da Informação com a sensação e a certeza que estão usando a Gestão do Conhecimento.

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